
É IMPORTANTE SABERES
Hoje em dia há muitas, mas mesmo muitas pessoas nesta área! Milhares de coisas na internet e inúmeras ofertas. Mas como podes descortinar nesta multidão quem é que mais se ajusta às tuas necessidades? É que não falamos de ciência! Falamos do mundo do design, imagem e publicidade, um mundo subjetivo, em alucinante mudança, onde para uns serve x, para outros adequa-se mais o y. Por isso, para mim, é importante averiguares qual é a minha história, a minha formação, a minha experiência, para que possas ter a segurança que as escolhas, opiniões e conhecimentos que eu passo têm bom fundamento e são uma mais valia para o teu negócio.
Considero-me uma criativa, porque gosto de atuar em várias áreas. O que mais faço é design gráfico. Adoro produção e edição de vídeo e amo a idealização/criação de conceitos de marca e de eventos.
Nasci a 5 de Dezembro de 1980, cresci em Vila Praia de Âncora. Desde pequenina a inventar, a imaginar e a sonhar... um pano de cozinha a fazer de sofá da barbie, altos recortes e colagens para forrar os meus cadernos e até no voleibol ocupei a posição mais criativa do jogo! Nos relatórios de Química desenhava os procedimentos como ninguém e o carnaval era uma aventura de criações, quase sempre a custo zero! Insegura e influenciável das minhas qualidades e escolhas ignorei o facto de estar sempre a desenhar e fui seguindo os outros... dei por mim nas ciências! Que coisa! Rapidamente apercebi-me do erro e formei-me em Design Multimédia na Universidade da Beira Interior. Mais tarde acabei também por fazer o Mestrado na mesma área. O que me fascina neste curso é sentir-me apta para atuar em várias áreas... da fotografia à produção de conteúdos, de copywriter à gestão de marcas.
Desde cedo, fui fazendo os meus primeiros trabalhos, as minhas asneiras! Muitas!! É assim que se aprende ou não? Dei por mim como freelancer, de bolso vazio mas cheia de orgulho. Até hoje! O orgulho é muito! :))
Com a universidade aprendi o processo criativo, a linha de pensamento, os fundamentos do design, a argumentação do conceito. Com o mundo virtual aprendi a mexer nos softwares e continuo a aprender, permite-me viajar sem gastar dinheiro, viajo num minuto para contemplar e me inspirar e sobretudo para comunicar, partilhar e receber conhecimento .
O meu estágio foi um aprendizado e tanto. Dei por mim sozinha a fazer coisas importantes, escolhas determinantes para a empresa. Na área da panificação e pastelaria. Foi aqui que floresceu a minha costela de Marketeer! Dei por mim num trapézio sem rede. Fiz o melhor que sabia e aprendi "pra caraças"! Aprendi a trabalhar com poucos recursos, muito poucos, a estudar e investigar por conta própria e aprendi sobretudo a fundir a minha bagagem académica (mais teórica) com a prática do mundo real. Foi nesta altura que interiorizei que ainda não sabia nada e que me faltava aprender tudo!
Pê de Presa. Caya de Carla. Carla Presa! É o meu verdadeiro nome. Caya é o diminutivo de Carla em Cabo Verde, onde moro e vivo há já uns aninhos! As circunstâncias da vida levaram-me até lá e descobri a paixão pelo ensino. Antes disto, trabalhei num callcenter - e porque vejo sempre um lado bom - aqui ultrapassei a barreira da comunicação oral e descobri o meu poder de persuasão e argumentação! Via em cada telefonema o desafio de resolver um problema e ter um cliente satisfeito! Eu ouvia-o sempre com muita atenção!
Vivo em Cabo Verde desde 2010 (mas sempre disponível para executar trabalho em qualquer lado! A tecnologia faz maravilhas!) e tive aqui a minha primeira experiência como docente. Comecei por lecionar aos mais crescidos. Trabalhei e estudei que nem uma moura! Verdade! A primeira oportunidade de ensino que tive foi na Universidade Lusófona e lecionei no curso de Comunicação Social as seguintes cadeiras: Operação de Câmara e Vídeo I e II, Ambientes Virtuais, Técnicas de modelação 2D e 3D, Computação Multimédia e Interativa, Design de Produtos Multimédia, Media Interativos e Programação Multimédia. Fiquei muito grata pela experiência e pela oportunidade. Pelo meio tive a sorte de realizar 2 formações, uma oficina de realização de ficção e outra em televisão, na vertente de edição de vídeo. Mas, incrivelmente, foi no ensino secundário que me senti verdadeiramente útil! Trabalho na Escola Secundária Olavo Moniz, dou aulas de Educação Artística e de Geometria Descritiva e faço outras 1001 coisas, sempre dentro da minha área! Aqui sinto que faço a diferença e isso move-me! Orgulho-me de muitas iniciativas que realizo nesta escola e a mais relevante foi a campanha fotográfica #VBGESOM, "desta mão não sai violência". Fui mentora deste movimento sobre violência baseada no género que se tornou viral na comunicação social de Cabo Verde e nas redes sociais, inclusive personalidades como o Presidente da República de Cabo Verde e Catarina Furtado aderiram à campanha. Foi um sucesso e já estou a preparar a segunda fase!
Hoje, em paralelo com o ensino, continuo com a minha vida de freelancer. Até agora tenho tido a sorte de colocar em cada trabalho o meu cunho, a minha perspetiva e a minha paixão. Faço-o com gosto e quero fazer mais. Nestes últimos tempos tenho investido em mim, tenho lido como nunca li, tenho pesquisado como nunca pesquisei e tenho realizado alguns workshops em áreas muito divergentes. Quero dar mais tempo ao que realmente amo fazer e por isso criei a Caya Pê, para mostrar os trabalhos mais recentes - porque estou convicta que os últimos são de facto os melhores que já fiz - e para encurtar o caminho até ti! Achas que serei uma mais valia para o que procuras? Precisas de mim?