[13/09/2019]

7. SLOGAN 

O LEMA DA MINHA MARCA

7.1. SIGNIFICADO DE SLOGAN

Resumidamente, traduzindo à letra, significa grito de guerra. 

Normalmente quer-se curto, simples e orelhudo.

A sua função é a de representar a marca de forma súbita e impactante, na expetativa de captar a atenção e de ficar na lembrança da memória do público. Geralmente, acompanha o logotipo e surge em alguns pontos de contacto e campanhas publicitárias.

7.2. SLOGAN = LEMA = BANDEIRA = MÁXIMA...

Hoje, há que ser ousado e quebrar regras para sobressair num mundo onde tudo já foi inventado. Não é necessariamente obrigatório criar uma frase que rime e podemos encarar um slogan como um lema, um grito de guerra, uma máxima, uma bandeira. Aquilo que acharmos que se enquadrará melhor no nosso conceito. O último que criei foi considerado a filosofia da marca, por exemplo.

É muito importante que bata a bota com a perdigota, ou seja, que seja autêntico e que o cliente se identifique com o ponto de vista "defendido" nessa pequena frase. Repito: é muito importante que o cliente se identifique com esse ponto de vista. "Há mais em nós", da NOS, existe numa época em que é tudo muito virado para o "eu interior", para a descoberta do nosso lado espiritual, logo francamente inspirador para muita gente. "Somos a melhor escolha para si", mais uma vez repito que isso é o público que tem de decidir, não é inspirador, logo não é sedutor para ninguém!

7.3. UM SLOGAN PARA TODA A VIDA

Um slogan não tem que durar para todo o sempre e que claro, como em tudo que definimos no conceito da nossa marca, pode ser alterado assim que sentirmos que o foco ou o aspeto mais relevante já é outro. Mantermo-nos fieis aos nossos pilares é fundamental e acompanhar as mudanças também. Se antes era para a vida toda, hoje já não. Até a Hellmann's, a "verdadeira maionese" se adapta!

7.4. QUAL A MENSAGEM QUE DEVE TRANSMITIR?

Mais uma vez, não é por acaso que já temos o posicionamento, propósito, missão, visão e valores definidos. A esta altura já temos bastante noção de qual é o fator diferenciador que queremos atrair e o(s) benefício(s) que a nossa marca entrega  ao público, já sabemos como queremos ser vistos e onde queremos chegar. Ótimo! 

Então neste momento, tu mais do que ninguém, saberás o que é mais importante transmitir para o público. Qual a frase que representará melhor a tua marca? O que te trará mais retorno? Os teus valores? A tua visão? O teu preço? A tua filosofia? A tua experiência? A tua interação com o cliente? 

Se és professor(a), a relação que costumas ter com o aluno pode ser um fator relevante a anunciar! Se és professor(a) o tempo em que o teu aluno aprende pode ser um fator relevante a anunciar! Se és professor(a) a motivação pode ser um fator relevante a anunciar! Se és professor os resultados podem ser um fator relevante a destacar. Tu, melhor do que ninguém, saberás qual será a melhor forma de hastear a tua bandeira. 

[16 - 09 - 2019]

7.5. A FRASE TEM DE SER TUA!

Evita usar clichés, frases feitas ou frases genéricas e batidas. "Somos o melhor dos melhores" não vai inspirar ninguém. Há 30 anos atrás talvez, hoje já não!  Altas qualidades, inovações, excelências… "somos o que precisa" ou "qualidade e inovação ao seu serviço" ... já era! Hoje o mundo das marcas está inundado de promessas iguais, exageradas, falsas ou por cumprir...O objetivo não é pertenceres ao rebanho, mas sim seres "a ovelha", aquela que se destaca das outras. Até à data, se à Hellmann's lhe valeu ser a "verdadeira maionese" durante décadas, hoje, também ela teve de refazer o seu conceito e nomeadamente o seu slogan. Ainda o guarda e usa-o muito ao lado do seu logotipo e em segundo plano, exatamente por ser icónico, mas mediante o seu conceito atual e as suas estratégias faz uso de novas frases, tudo em torno da palavra "sabor". Repito: quanto mais o cliente se identifique com o ponto de vista do teu slogan melhor!

QUANTO MAIS NICHADO FOR O TEU NEGÓCIO, MAIS FÁCIL É DE DESCOBRIR UM LEMA QUE O DEFINA.

QUANTO MAIS ATRAENTE E INSPIRADOR PARA O PÚBLICO FOR O TEU SLOGAN , MELHOR. 

R E P I T O:

QUANTO MAIS O CLIENTE SE IDENTIFIQUE COM O PONTO DE VISTA REFERENCIADO NA TUA FRASE, MELHOR. 

7.6. NÃO TENHO JEITO PARA ESCREVER E INVENTAR ESTAS COISAS!

Acredito. Mas pensa que vais investir tempo a fazer o TEU, para a TUA marca e que a parte mais complicada já está feita! Tudo que definiste até agora é fundamental para encontrares a frase certa! Até tudo que escreveste até agora no PROJETO PÊ, todos os exercícios, vão dar um jeitão para escreveres a tua frase! Aliás, ela até já pode estar aí no meio dos teus apontamentos. Mas eu dou uma ajudinha...

1. HÁ MUITAS MANEIRAS DE DIZERMOS QUE SOMOS A MELHOR ESCOLHA E TEMOS DE SER INTELIGENTES NESTE PROCESSO.

Dizermos que "somos a sua melhor escolha" ou "somos os melhores", já deu para entender que já não causa efeito! Sobretudo para um negócio ou alguém que está agora a começar. Se estamos agora a começar talvez seja uma boa opção olhares bem para o teu propósito, público-alvo e para o conceito que estás a desenvolver.

2. ESCOLHE A MENSAGEM.

A mais focada e virada para o cliente, da forma mais inspiradora. Aquele que mostrará melhor aquilo que queres atrair.

3. OBJETIVIDADE.

Não é tanto "curto e grosso" é mais "direto ao assunto"! Num slogan, não há espaço para introduções, parágrafos e conclusões. 

4. ESCOLHER A FORMA COMO O QUEREMOS FAZER PODE SER TUDO.

Escrever de uma forma criativa é a melhor forma de escrever esta frase, mas, com certeza há aspetos que te vão ajudar e inspirar-te para a tua frase perfeita:

  • Mediante o que já abordaste nos dois momentos que tiveste no PROJETO PÊ sobre o conceito da tua marca, escolhe a linguagem que mais se adequará à tua marca: apaixonada, divertida, cómica, jovem, dramática, sofisticada, inspiradora, madura, feminina, masculina, infantil...
  • Pondera o tom e/ou o ritmo que queres dar à coisa. Uma rima ou um trocadilho pode ser genial. Um ponto de interrogação ou de exclamação também! 

    O SLOGAN PODE FICAR NA MEMÓRIA PORQUE...

     RIMA BEM

     SOA BEM

     TEM DUPLO SENTIDO

     TOCA-NOS NO CORAÇÃO

    A TUA FRASE!

    PRÓXIMO CONTEÚDO >> IDENTIDADE VISUAL  (18/09/2019 - 20H)

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