6. O NOME DA MINHA MARCA

TODA A MARCA TEM UM NOME!

Há coisas que a tua marca poderá não necessitar! Mas um nome? Um nome toda a gente tem! Toda a marca precisa de ter!

6.1. QUE NOME ESCOLHER PARA A MINHA MARCA?

O melhor!!! Claro! :D :D :D

Bem, a pergunta deverá ser refeita: 

COMO ESCOLHER O MELHOR NOME PARA A MINHA MARCA?

Há alguns erros muito frequentes e um deles é partir para o nome antes de alinhar a marca.

1.

 A primeira dica é mesmo essa: teres a missão, visão, valores, propósito e sobretudo posicionamento bem definidos! Boa notícia! Neste momento já os terás! Aliás arrisco-me a dizer, que se leste tudo até agora é porque realmente queres dar o melhor à tua marca e que nunca refletiste tanto sobre ela e, por isso mesmo, acredito que já tens estes pilares bem definidos.

2.

Teres um conceito já mais do que alinhavado vai e deve influenciar na tua escolha. Depois do round 2, confiro: estás num bom caminho!

3.

Definir um nome que represente a essência da marca (o seu propósito) para que as coisas façam sentido. Este é também um dos erros frequentes, basearmo-nos apenas em palavras ligadas à área. É muito mais interessante e resultará muito melhor um nome que represente a essência da marca, que soe bem e que se leia facilmente.

4.

A quarta dica vai neste seguimento, em perceberes o que é um bom nome! É aquele que consegue representar a sua essência, personalidade, que conte a tua (ou parte da tua) história e que, ao mesmo tempo, fique na memória do público! Desafiante eu sei! Mas quando o descobres percebes que é o nome certo! Como as noivas, quando escolhem o vestido de noiva! Queres bons exemplos? Escolhi alguns que à partida poderiam ser considerados maus nomes: 

Rock in Rio:

- tem 3 palavras;

- comprido;

- O festival não é só de rock, coisa que a marca valoriza e dá bastante relevância;

+ carrega a sua história;

+ sonoramente funciona muito bem;

+ rock é uma palavra universal.


ADIDAS

- Não representa a área de negócio;

± Tem a ver com a fusão do nome dos fundadores e só resulta muito bem porque soa muito bem. 

+ visualmente a palavra também funciona muito bem: adidas


Coca-Cola

Não representa a área de negócio;

+ Tem a ver com os ingredientes da bebida (facto que a maioria desconhece). Tem uma métrica perfeita! Visualmente e sonoramente falando! Facilmente lida e ouvida, em todos os cantos do mundo.


Quem dice berenice?

- nome super comprido;

- Em nada representa a área de negócio;

+ métrica perfeita! Sonoramente muito agradável;

+ representa a essência da marca. Uma expressão brasileira que significa "Quem disse que eu tenho que fazer isso?"


Hängen-Dazs

- não representa a área de negócio;

- palavra complicada;

- difícil leitura;

+ soa bem. Apesar de difícil leitura, quando lida soa muito bem;

+ nome inspirado nas línguas escandinavas, apesar da marca ser americana. Na altura os sorvetes dinamarqueses tinham fama, então a intenção foi a de inventar uma palavra que remetesse para essas culturas.


Nívea

- não representa a área de negócio;

+ "O nome NIVEA deriva das palavras em latim "nix, nivis" e significa "neve". A tradução literal de NIVEA é "neve branca". - remete portanto para a cor do produto;

+ nome curto e de fácil leitura;

+ soa bem.


UBER

- Inicialmente foram Ubercab (super táxi), mas hoje são só UBER. Não representa a área de negócio;

+ nome curto e de fácil leitura;

+ representa uma das maiores vantagens do serviço, aquilo pelo qual eles escolheram ser conhecidos.


Instagram

- palavra complicada e pouco atrativa;

- leitura da palavra pouco intuitiva. (sobretudo no início). 

+ inspirado na característica inicial das fotografias quadradas do feed da app, semelhante ao Kodak Instamatic e de câmaras Polaroid. Uma junção entre "instantâneo" e "telegrama". Este é um exemplo de que o nome não representa tudo, pois, se o produto não fosse bom, o nome teria ajudado a torná-lo pior. 

5.

Saber onde vai aparecer o nome e saber como é que ele vai ser usado é fundamental para a sua escolha. Será que vai ser mais ouvido, mais lido? Aonde vai aparecer, em livros, em roupa, apenas na web? Pensa como é que as pessoas vão verbalizar ou ler o teu nome, tu não estarás sempre presente para leres o "livro de instruções do teu nome"! Aliás, se ele precisar de instruções não será muito bom sinal… Isto vai ajudar-te a perceber, se deve ser um nome curto, um nome estrangeiro, um nome conservador, um nome sonante, uma abreviatura...

6. 

Se for uma marca pessoal, ou se também é uma marca pessoal, se decidiste que aliar a tua pessoa à tua marca seria uma mais valia, possivelmente usares o teu nome poderá ser uma ótima opção. 

Não adoras o teu nome? Pode acontecer! Essa sou eu! Há formas de contornar. No meu caso, queria fazer um refresh e desvincular-me do meu "Carla Presa". Carla porque odeio, Presa porque traz consigo um semblante negativo e pesado. Em Cabo Verde, a maioria das Carlas são tratadas por Cayas, e como também é um público para o qual trabalho pareceu-me uma boa ideia, já que um dos valores que representa a minha marca é a proximidade e este seria um fator que contribuiria para aumentar essa proximidade. "Pê" é a inicial de Presa, o meu apelido… os dois juntos soou-me bem, fiz as minhas pesquisas e durante umas semanas estive a verbalizá-lo e a partilhá-lo com outras pessoas… continuou a soar bem!

Há pessoas com mais sorte e nascem logo com nomes sonantes e outras com menos sorte! C'est la vie! A Maria Antonia Teixeira Rosa é a youtuber/cantora Mia Rose, a cantora Ana Gomes Ferreira é mais conhecida por Ana Free, a Jennifer López é hoje a JLO, o famoso empreendedor e expert em mídias sociais Gary Vaynerchuk é mais conhecido por Gary Vee e a designer, especialista em Branding Carla Presa é a Caya Pê :) ... vai depender da tua área de negócios, claro... mas há sempre forma de contornar.

7.

Se já tens uma lista de nomes, ou o nome que estás a pensar usar , uma pesquisa é seguramente o próximo passo.

  1. Se a intenção é registares a tua marca, então podes e deves consultar o INPI. Aqui podes pesquisar nomes e ver se o teu ainda está disponível. Tens também toda a informação e apoio que necessitas para perceber se precisas ou não de registar a tua marca e um número de apoio, onde podes tirar todas as tuas dúvidas (ligo sempre e, até à data, fui sempre muito bem atendida!)
  2. A outra pesquisa importante é no Google! Faz uma pesquisa com o nome que criaste e verifica o que aparece. Talvez ainda não exista nada ligado à tua área de negócio, talvez descubras que já existe uma série de marcas com esse nome, talvez, talvez… pesquisa, analisa e pondera!
  3. Nos dias de hoje, sugiro ainda uma terceira pesquisa: nas redes sociais:
  • Verifica se é possível registares o nome que queres, nas redes em que já sabes que a tua marca vai atuar. 
  • Verifica se outras pessoas terão facilidade em procurar o teu nome (às vezes acentos, caracteres especiais, palavras inventadas, estrangeiras ou abreviadas podem dificultar essa procura, mas pondera, se tudo for muito bem feito, pode não ser uma desvantagem. 
  • Verifica se já há negócios com o mesmo nome. Mas não desesperes, é possível que aconteça!  Não é grave se já existir, desde que não pertencer (de todo) à mesma área de negócio. 

8.

Só para ficares a saber que ao processo de escolher e desenvolver um nome de uma marca chamamos de "naming" e há empresas que são especialistas neste serviço. É importante teres esta noção, para que percebas o quão complexo este processo pode ser.

SUGESTÃO PARA ENCONTRARES UM NOME

Há varias abordagens e aqui fica apenas um exemplo de um processo de como encontrar o nome. Até neste processo pode haver mais do que uma forma de começar...

Papel, caneta... GO!

1. Escolhe o adjetivo/palavra/valor/frase que mais define a tua marca. O objetivo é encontrares um nome sonante, que represente verdadeiramente a personalidade da tua marca. Dica: esta escolha pode passar muito pelo propósito, mas mesmo muito pelo posicionamento da marca.

2. E começamos um brainstorming de palavras! Pode ser um ato individual, mas podes também fazer este exercício com outra ou outras pessoas, às vezes mais cabeças pensam melhor, às vezes não. Decide tu! O objetivo é desmembrar ou ramificar a palavra ou frase escolhida (dicionário de sinónimos ajuda muito neste exercício)

3. Exemplo: Centro de explicações de inglês, para jovens do 7º ao 12º ano. Aqui valorizava-se muito a perseverança do aluno... "aluno que cá andasse não desistiria até alcançar o objetivo", seria motivado e levado a acreditar que conseguiria alcançar os objetivos definidos. Foi isto que me foi explicado e comprovado com os resultados dos estudantes que lá andavam. Queriam transparecer através do nome que por trás de um bom resultado existe muito trabalho e dedicação.

4. Palavras relacionadas com a área de negócio foram excluídas (estudar, livro, explicação, esforçar) foram excluídas pela sua conotação menos positiva. Logo, excluímos um nome descritivo, ou seja, um nome que representasse  a área de negócio (exemplo: Estudo dos graúdos, ABC do inglês, Sem Dúvidas no inglês, Centro de explicações de língua inglesa da avenida, etc.)

5. O processo era bem mais extenso… passamos pelo conceito das plantas, as árvores com raízes enormes por baixo da terra, fomos a outros animais com as características de trabalhador e de determinação... andamos à volta da palavra foco… fiz este exercício com outras palavras também… foram uns dias (às vezes são bastantes dias)... mas o  nome escolhido foi "Iceberg"!!! Icerberg - centro de explicações. Todo o seu conceito foi desenhado em torno da ponta do iceberg, dando a entender ao público alvo que aquilo que não se vê é o trabalho que se faz no centro de explicações. Iceberg é ainda uma palavra inglesa que também é usada na língua portuguesa, logo entendida por todos, foi a cereja no topo do bolo!

6. Convém experimentar o nome nos sítios onde ele vai ser utilizado… e se houver tempo (tem de haver), lidar com ele durante uns dias, umas semanas, e se continuar a soar bem será um bom sinal, caso contrário voltamos a refazer o processo.

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