ASA - AEROPORTOS E SEGURANÇA AÉREA (Cabo Verde) - Proposta para concurso de redesign do logotipo não vencedora.
O SÍMBOLO
A escolha de formas estilizadas, curvas e simplistas, promove uma imagem forte e atual. Faz ainda com que o símbolo não assuma um significado direto, ou seja, a forma que o símbolo possui, redesenhada a partir do logotipo já existente, não tem significados explícitos, mas sim implícitos, que de uma maneira ou de outra estão ligados à empresa e/ou à identidade do país, como por exemplo avião, asas de um pássaro, cauda de um peixe. Esta subjetividade transfere para o símbolo uma universalidade gráfica, que se torna vantajosa no mercado internacional. Por outro lado, a utilização da forma já existente, mas modernizada, confere o reconhecimento de mudança e inovação de quem já a conhecia.
A COR
O azul que aparece como fundo no logotipo ainda em vigor foi transposto para o símbolo porque é uma cor associada ao céu (onde acontece parte do negócio da ASA) e geralmente simboliza confiança e estabilidade. O amarelo, mantém o elo de ligação entre do logotipo em vigor para a proposta recente e por sua vez, é um amarelo mais baço que simboliza a terra (onde acontece a outra parte do negócio da ASA).
LINGUAGEM VISUAL
É importante referir que o logotipo apresenta ainda uma linguagem visual universal, de extrema importância para conseguir uma boa impressão e relação com o mercado internacional. Os elementos gráficos minimalistas, as formas estilizadas que este símbolo contem, os degradês das cores e um lettering simplista são uma tendência do mercado no design de marcas formais.
(As aplicações são fictícias, grafismo produzido por CAYAPÊ. Mockup: www.freepik.com)